Carlos Alberto Torres

Short bio


Carlos Alberto Torres, Distinguished Professor da UCLA – University of California, Los Angeles (EUA), é Professor de Ciências Sociais e Educação Comparada e Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire em São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina) e em Los Angeles, na UCLA. Foi Diretor do Centro Latino-Americano da Universidade de Califórnia, Los Angeles (UCLA-Latin American Center). Sociólogo político na área da Educação, possui uma vasta formação académica que inclui um bacharelato em Sociologia pela Universidade de Salvador (Argentina); um mestrado em Ciência Política pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – FLASCO (México); duas graduações pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América), incluindo um mestrado e um Doutoramento em ‘International Development Education’, e um pós-doutoramento em International Development Education, pela Universidade de Alberta (Canadá). Assumiu, entre 2013 e 2016, a Presidência do World Council of Comparative Education Societies (WCCES). Recebeu duas bolsas Fullbright e foi o titular da Cátedra UNESCO sobre Aprendizagem Global e Educação para a Cidadania Global da UCLA. Recebeu, em 2016, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal). Com vasta obra publicada, é professor visitante em prestigiadas universidades na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África.

Os seus interesses de ensino e investigação incluem: sociologia política da educação; impacto da globalização nos ensinos pré-escolar, básico, secundário e superior; educação comparada; estudos étnicos; teoria social; a vida e obra de Paulo Freire.

página pessoal

Sobre a conferência

“A construção de um sociólogo político da educação: lições para a responsabilidade social da universidade”

16 de abril de 2021 (17h00 – 18h00)


“Irei delinear esta apresentação a partir de meu trabalho em sociologia política da educação de mais de 45 anos. Iniciando com o desafio da educação para a cidadania global para as universidades, seguirei com o desafio que o trabalho da Pedagogia Crítica inspirado em Paulo Freire traz para as universidades, o papel social delas, e as responsabilidades políticas na modernidade tardia. A universidade é o último campo de batalha para confrontar o capitalismo global.”

(resumo disponibilizado pelo keynote)

Informações

Localização

Online

ContaCTE-NOS

Telefone:
(+351) 234 247 111
(+351) 234 247 128
Email: geral@enjie.pt

Data

16 e 17 de Abril, 2021